Falha na checagem de sistema durante a verificação de rede ONVUE

Ao realizar algum exame Online de certificação adquirido pela PersonVUE é necessário a utilização do agente da ONVUE que realiza uma analise no sistema para validar se ele atende os requisitos para realização do exame e garante que ele seja totalmente monitorado e sem interação com o desktop, porém em alguns cenários onde utilizamos o Microsoft Defender como solução de proteção de endpoint pode ocorrer um erro na etapa de verificação de requisitos de rede quando o Microsoft Defender SmartScreen está habilitado.

Nesse cenário será necessário desabilitar os componentes do SmartScreen temporariamente durante a realização do exame, talvez seja necessário reiniciar o dispositivo após desabilitar os controles do SmartScreen. Outra dica importante é realizar o download do executável do OnVUE do navegador Microsoft Edge, por algum motivo o executável pode não funcionar como esperado quando o download é feito de outros navegadores (não é um comportamento padrão, e não há uma explicação para tal comportamento).

Após realizar as ações acima a validação dos requisitos de conectividade é concluída com sucesso.

Considerações finais

É  altamente recomendado habilitar todos os controles de proteção do Microsoft Defender novamente após a finalização do exame, a solução abordada nesse artigo é uma solução paliativa para contornar o bloqueio da aplicação que controla o exame, as ações abordadas aqui não refletem as recomendações do fabricante.

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