Migração de Subscription Azure

Muitas vezes é necessário fazer a migração de recursos do Azure para uma nova subscription, seja por questões financeiras para migrar para o CSP, seja por questões de design de arquitetura.

Requisitos

Sempre que vamos fazer a movimentação de recursos para uma nova subscription, temos que fazer a validação dos recursos, como:

IP;

Dependência;

Configurações de segurança.

Estes são alguns itens entre muitos que são necessários os entendimentos para fazer a migração. A Microsoft possuí um link dos recursos que podem ser movidos:

https://learn.microsoft.com/en-us/azure/azure-resource-manager/management/move-support-resources

Recursos como IP público, temos que criar na nova subscription. Isto pode ter um impacto, pois se uma aplicação possuí uma url publicada neste ip público temos um ponto de atenção que é a replicação de DNS.

Uma parte importante que também é a identidade (Entra ID), a nova subscription e a existente devem pertencer ao mesmo Tenant, para evitar problemas de acesso e, novos logins.

Arquitetura

Quando falamos de arquitetura de rede por exemplo, os recursos como:

Application Gateway;

Azure Firewall;

Peering.

Temos que recriar e, refazer as configurações. Para a migração de peering, temos que desabilitar antes de fazer a migração e, depois habilitá-lo.

Link de referência: https://learn.microsoft.com/en-us/azure/azure-resource-manager/management/move-limitations/networking-move-limitations

Migração

Para fazer a migração podemos utilizar os métodos existentes no Azure:

Cli

Powershell;

Portal.

No link de referência, a Microsoft oferece alguns exemplo de como executar a migração dos recursos:

https://learn.microsoft.com/en-us/azure/azure-resource-manager/management/move-resource-group-and-subscription

Conclusão

A migração de recursos não é algo complicado de se executar, porém o que antecede a migração sim. Temos sempre que ter cuidado na movimentação dos recursos, entender toda a arquitetura, dependências e afins para efetuarmos este trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange